AIKIDO
origem, evolução, objetivos e a prática em nosso dojo
Aqui apresentaremos o Aikido: sua história e a história do Fundador, pra quê serve, a quem se destina, contaremos um pouco como funcionam as práticas, nossas referências e associações, etc.
O QUE É "AIKIDO"?
AIKIDO é um Budō, isso é, um "Caminho Marcial" de origem japonesa.
AI (合) significa "união"
KI (気) expressa algo como "energia", "espírito", "vitalidade", etc.
DO (道) significa "caminho"
Aikidō, numa tradução livre, é "o Caminho do Espírito de União".
Trata-se de uma arte marcial moderna, porém baseada nas artes tradicionais do Japão antigo, praticadas pelos samurais.
Como ficará claro a seguir, Aikidō não é uma "arte acabada". É algo vivo, em constante construção, que evolui conforme grandes professores se aprimoram nas suas práticas diárias produzindo novas descobertas.
A melhor forma de começar a explicar o que é Aikidō é através de sua história e da história de seu fundador, e é isso que faremos a seguir.
MORIHEI UESHIBA
O-Sensei, o fundador do Aikido
Morihei Ueshiba (O-Sensei) foi um exímio praticante de artes marciais que viveu no Japão entre 1883 e 1969. Alguém que dedicou os últimos anos de sua vida a praticar um Budō - um Caminho Marcial - de valores elevados e com forte conotação espiritual, que pudesse servir a humanidade gerando união e reconciliação entres os seres.
Num contexto em que praticantes de artes marciais se desafiavam o tempo todo, sempre em busca de derrotar uns aos outros e ser melhor que alguém, O-Sensei, ao ter decidido utilizar seus conhecimentos marciais para criar uma "arte da paz", teve uma revelação: "Masakatsu Agatsu Katsuhayabi". Em tradução livre, "a verdadeira vitória é a vitória sobre si mesmo, dia-a-dia (ou aqui e agora)".
Kisshomaru Ueshiba-sensei (1921~1999), filho do Fundador, conta que seu pai nunca foi um pacifista. O-Sensei foi um homem que viveu a guerra e as tragédias que uma guerra pode trazer. Lutou na guerra Russo-Japonesa e viveu o desastre da Segunda Guerra Mundial. Era um homem extremamente experimentado em conflitos físicos, que se deu conta, como muitos outros grandes indivíduos da história da humanidade, que esse caminho não era inteligente, honroso ou sustentável.
O-Sensei entendia que os conflitos são inevitáveis e revelam traços da natureza humana, portanto, não há que negá-los, mas aprender com eles. Precisamos sim é saber como lutar, de uma maneira inteligente, sustentável e promovendo harmonia. Ele estava decidido a criar algo que fosse nessa direção, e assim surgiu o Aikidō.
Influenciado por outros mestres e filosofias da época dizia que o verdadeiro Budō é o que traz a vida, não o que produz a morte. Almejava que através da prática de uma arte marcial, toda a humanidade pudesse se tornar uma só família e "criar um céu na terra".
Ueshiba-sensei foi um grande mestre em várias artes marciais. Alguém absolutamente respeitado nesse meio. Aprendeu algumas das artes marciais clássicas do Japão antigo como: Sumo, Daito Ryu Aikijūjutsu, Jūjutsu, Kenjutsu, Jōjutsu, Bōjutsu, Jūkenjutsu, entre outras. Alguém que venceu vários tipos de desafios para comprovar sua "eficiência" marcial.
Foi uma criança pequena e fraca e desde cedo seu pai o colocou para praticar natação e artes marciais, que seguiu praticando durante toda sua vida. Apesar de sua baixa estatura, que nunca passou de 1,55m, tornou-se um homem forte e respeitado no Japão, e posteriormente em vários outros países.
O Aikidō teve seu início, pelas mãos do Fundador (Kaisō) no final da década de 20 e está em desenvolvimento até os dias atuais, pois é uma arte viva. Inicialmente foi registrado na Dai Nippon Butoku Kai (organização que reconhecia e regulamentava as artes marciais japonesas) como "Aiki-budō", em 1942. Anos depois, não se sabe exatamente quando, passou a ser chamado de Aikidō.
Morihei Ueshiba-sensei, foi desafiado inúmeras vezes e teve muitos e muitos discípulos, inclusive renomados artistas marciais da época. Insistia que seu Budō era voltado para a união e reconciliação, que "a verdadeira vitória" que cada um poderia obter é sobre si mesmo, e esse é um dos motivos para não haver competições no Aikidō. "O Aikidō é a arte de resolver conflitos, jamais de iniciá-los."
AIKIDO NA PRÁTICA
Entenda como é a prática do Aikidō
O Aikido é uma arte marcial muito sofisticada e que não possui competições. A cooperação é o elemento fundamental para a evolução do praticante. Dependemos tanto da exigência e da honestidade, quanto da paciência e da colaboração dos colegas para aprendermos. É uma arte marcial de contato, que pode ser praticada em diferentes níveis de dificuldade ou exigência.
As técnicas de Aikido (imobilizações, torções e projeções) normalmente são feitas a favor das articulações e dos movimentos e não contra, o que torna uma prática acessível, saudável e marcialmente eficiente, não sendo requerido uma prevalência de força física para serem aplicadas. Trata-se mais de usar a energia empregada pelo próprio agressor a nosso favor.
COMO É UMA AULA DE AIKIDO?
Via de regra em nosso Dojo uma aula regular funciona assim:
-
Os alunos chegam no Dojo, se cumprimentam, se trocam, limpam e organizam o espaço.
-
Logo que o Dojo está pronto e adequado para a prática os alunos adentram a área de tatami e começam a praticar entre eles até o momento da formação para abertura da prática.
-
Após o Sensei ou instrutor abrir a aula com reverências, é feita uma “ginástica” de preparação para a prática, momento em que são feitos alguns exercícios de alongamento, mobilidade ou aquecimento.
-
Ainda nessa fase de “preparação inicial”, se for uma aula com muitos iniciantes, podem ser feitos alguns movimentos de movimentação de pernas (ashi-sabaki) e treinos de quedas e rolamentos (ukemi).
-
Após toda a preparação o Sensei ou instrutor irá demonstrar alguma técnica a ser trabalhada por todos naquela prática.
-
Via de regra o Aikido é aprendido dentro de uma turma e praticado em duplas.
-
No processo de aprendizagem do Aikido são desempenhados dois papéis: Uke e Nage (ou Tori). O Uke é quem começa atacando e recebe a técnica. O Tori (ou Nage) é quem aplica a técnica. Durante a aula o praticante alterna esses papéis várias vezes, aprendendo tanto a atacar e receber a técnica, quanto a aplicar a técnica. Um bom praticante é aquele que consegue atuar bem ambos os papéis.
-
A ideia é que haja uma colaboração e uma exigência saudável, para que todos evoluam. Jamais deve haver uma disputa de “egos” ou uma resistência inadequada.
-
-
Enquanto todos praticam a técnica apresentada, o Sensei ou instrutor observa a prática de cada dupla e faz as considerações ou demonstrações que julgar necessárias.
-
Nos minutos finais é possível que haja um treino de Jiyu Waza (técnicas livres) e ainda um exercício chamado Suwari Waza Kokyu-ho feito com ambos da dupla sentados e trabalhando o contato, a conexão e a respiração.
-
Por fim é feito o fechamento da prática com uma sequência de reverências (tal como no início), e os alunos são liberados para a organização final do Dojo, limpeza do tatame e partirem para seus compromissos pessoais ou merecido descanso.
NOSSAS CONEXÕES
A quem estamos vinculados para um desenvolvimento contínuo:
tradição e compromisso
The Aikikai Foundation (Fundação Aikikai) é a principal organização de Aikido no mundo. Tem sede em Tokyo (Japão) e conta com vários dos maiores professores de Aikido no mundo, que ministram seminários em diversos países.
A Fundação Aikikai foi criada por Kisshomaru Ueshiba-sensei, para auxiliar no trabalho de difusão do Aikido internacionalmente. Foi reconhecida pelo governo japonês na década de 40, representada pelo próprio fundador do Aikido, Morihei Ueshiba, O-Sensei. Até hoje desempenha um trabalho exemplar com o Aikido no Japão e no mundo todo, tendo vários grupos filiados e professores do maior nível disponível.
Atualmente a Fundação Aikikai é liderada por Moriteru Ueshiba-sensei, neto do Fundador, e já conta com Mitsuteru Ueshiba-sensei (bisneto do Fundador) na linha de sucessão desempenhando importantes funções no mundo todo.
evolução constante
Circulo Aikikai é uma escola/associação dedicada à pratica e ao ensino de Aikido, com sede na cidade de Córdoba (Argentina), reconhecida oficialmente pela Aikikai Foundation. Conta com mais de 30 Dojo’s afiliados em diversos países da América do Sul, com professores altamente capacitados ministrando aulas regularmente.
Luis Colalillo sensei, 6º dan Aikikai, é o diretor técnico da escola e possui grande relevância internacional em virtude de seus muitos anos de prática em vários países, especialmente Japão e França. Tem se dedicado a ministrar aulas e seminários para diversas escolas, dentro e fora do Circulo Aikikai, na América do Sul.
O Circulo Aikikai organiza seminários internacionais regularmente, com professores do maior nível internacional, especialmente Japão e França, todos eles vinculados a Aikikai Foundation.
Os diplomas e certificados dos graduados no Circulo Aikikai, são emitidos pela própria Aikikai Foundation e assinados pelo próprio Dōshu (líder do caminho), Moriteru Ueshiba-sensei.